XV Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre
Doces Conventuais e Tradicionais no Mosteiro de S. Bernardo
XV Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre de 24 a 26 de abril de 2015
A Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com a Qualifica, apresentaram a XV Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2015, no Mosteiro de S. Bernardo, a inauguração da feira contou com a presença do Secretário de Estado da Alimentação, Nuno Vieira e Brito.
Este ano, para além da já consagrada doçaria conventual, da doçaria tradicional e dos licores, o evento contou ainda com a Exposição de fotografia de José Fernando Pinheiro, intitulada “Como se o meu fosse teu…”, portalegrense falecido há uma semana.
Houve ainda, como vem sendo habitual nesta feira, os ateliers “Mãos na massa”, para os mais pequenos, com confeção de bolo finto.
O evento contou também com muita animação de rua, a cargo do Grupo de Teatro do Convento e da Trupe Euterpe da SME. Destacando-se ainda o momento musical da Sociedade Musical Euterpe, bem como a Gala de Fado e Sevilhanas da Escola Silvina Candeias e as atuações do Coro do Hospital de Magalhães Lemos do Porto (integrado no Programa Nacional para a Saúde Mental), da Escola de Artes do Norte Alentejano e do Grupo CAEP VOICES.
A XV edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre englobará ainda o habitual Concurso “O melhor Doce Conventual, que irá eleger o melhor doce conventual da feira e o concurso “O melhor licor tradicional”.
Este ano, a feira contou ainda, com Workshops de Doçaria promovidos por instituições integradas no Programa Nacional para a Saúde Mental. A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional, encontra-se a desenvolver um conjunto de iniciativas culturais a nível nacional, entre março e novembro de 2015, em parceria com a Câmara Municipal de Portalegre, tendo como objetivo principal o combate ao Estigma da Doença Mental, assim como criar sinergias entre instituições de saúde mental públicas e pertencentes ao sector social, autarquias, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), instituições de ensino superior e instituições culturais.