Terceira Edição da Feira das Cebolas no Jardim da Avenida da Liberdade
Portalegre e o Jardim da Avenida da Liberdade viveram, nos dias 12 e 13 de setembro, mais uma edição da Feira das Cebolas, que este ano ofereceu a todos os visitantes um programa variado, nomeadamente em termos de atividades de cariz cultural e recreativo.
No primeiro dia do evento, e após a inauguração oficial da Feira, foi inaugurada a exposição “Francisco Malato Correia, Pintor que Foi”, que se encontra patente na Galeria de São Sebastião (edifício da Câmara Municipal), e apresentada ao público, no Jardim da Avenida da Liberdade, a escultura “Réstia”, da autoria de Luís Leite Rio. Ainda neste dia, realizou-se o 12º Festival de Bandas Filarmónicas, organizado pela Sociedade Musical Euterpe, e que para além da banda anfitriã contou com a presença, traduzida em magníficas interpretações, das bandas da Nazaré e da Lourinhã. À noite, subiu ao mesmo palco onde durante a tarde tinham atuado as bandas filarmónicas, o grupo TriunPHONIA, cujo concerto encantou o muito público que se encontrava presente no jardim.
No domingo, segundo dia do certame, os visitantes puderam assistir à atuação do Grupo Sons do Campo, de Caia, e participar na simulação de um “Mercado à Moda Antiga”, organizado e dinamizado por várias associações e instituições de Portalegre. Os restantes espetáculos agendados para este dia – Grupo de Cantares da Tégua, Orfeão de Portalegre e Los Romeros – tiveram que ser cancelados, devido ao súbito agravamento, que se fez sentir a partir do final da tarde, das condições atmosféricas.
Para além deste programa, os visitantes puderam ainda percorrer todo o espaço da Feira propriamente dita, degustando algumas iguarias em cuja confeção a cebola assumia lugar de destaque e visitando os cerca de 70 ‘stands’, onde os produtos agroalimentares e hortofrutícolas, o artesanato e a gastronomia foram “reis”.