Assinatura de protocolo relativo ao SERVIÇO DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS ENTRE PORTALEGRE E ENTRONCAMENTO
Com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Dr. Sérgio Monteiro, é hoje assinado, na Sala de Atos do Instituto Politécnico de Portalegre, o protocolo que irá permitir o transporte ferroviário de passageiros entre Portalegre e Entroncamento.
O serviço ferroviário a prestar no âmbito deste protocolo caracteriza-se pela realização, durante um período experimental de seis meses, de uma circulação em cada sentido, entre Portalegre e o Entroncamento, às sextas-feiras (ou quintas-feiras, quando estas forem véspera de feriado) e aos domingos (ou segundas-feiras, quando estas coincidam com dia feriado), durante o período de aulas escolares, com paragens em Crato, Chança, Torre das Vargens, Ponte de Sor, Abrantes (ligação à Linha da Beira Baixa), Tramagal, Santa Margarida, Praia do Ribatejo e Tancos. Concluído o referido período experimental de seis meses, as entidades parceiras efectuarão uma avaliação do mesmo, com o objectivo de decidir sobre a viabilidade e continuidade desta ligação.
Subscrevem o protocolo as empresas CP – Comboios de Portugal EPE e Infraestuturas de Portugal SA, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Instituto Politécnico de Portalegre e os Municípios de Alter do Chão, Ponte de Sor e Portalegre.
Em termos das obrigações dos vários parceiros, e no que diz respeito, em particular, às autarquias, compete a estas: potenciar o crescimento da procura, promovendo a complementaridade com outros modos de transporte público; promover campanhas de incentivo ao uso do transporte ferroviário junto da população; assegurar ligações rodoviárias regulares e articuladas com os horários dos comboios, entre os centros urbanos e as estações do caminho-de-ferro e, por último e caso se justifique, executar trabalhos de requalificação do espaço circundante das estações servidas pelo comboio, nomeadamente no que diz respeito às acessibilidades pedonais e rodoviárias.
O início deste serviço irá ocorrer no dia 25 de Setembro (próxima sexta-feira).