Café Alentejano acolhe tertúlia inspirada em José Régio
O Café Alentejano acolhe, dia três de novembro, pelas 16h30, uma Tertúlia com o tema “A obra de José Régio – uma não escolha para professores”.
Organizada pela Câmara Municipal de Portalegre e com a moderação de Adriano Bailadeira, do Teatro do Convento, a tertúlia inspira-se nos tempos áureos, em que José Régio e alguns amigos se juntavam, por vezes, neste célebre café de Portalegre.
José Maria dos Reis Pereira (José Régio) chegou a Portalegre em 1929, para ocupar vaga de professor efetivo do Liceu de Portalegre. Primeiro alugando um quarto na Pensão 21, depois passando para um seu anexo, aqui permaneceu durante 33 anos até à sua reforma.
O silêncio e algum isolamento permitiram-lhe a atividade da escrita (ensaios, crítica, teatro, poesia…). Por oposição à “literatice” reinante, defendia uma “literatura viva”, capaz de fazer pensar, relacionar, enfim, criar um espírito crítico de cidadania. Por estas razões, a análise da obra de Régio é aconselhada nos programas oficiais de português mas poucas vezes é selecionada para estudo pelos professores.
A entrada é livre e aberta a todos que queiram participar.