Cerimónia de Entrega dos trabalhos pela Brigada Mecanizada
A 26 de julho realizou-se a cerimónia de entrega dos trabalhos na Serra de S. Mamede, no jardim da Avenida da Liberdade, pela Brigada Mecanizada.
Um contingente de oficiais e operacionais esteve em Portalegre para formalizar a entrega dos trabalhos concluídos na Serra de S. Mamede, num total de 1 km de abertura caminhos, limpeza de 12 km de aceiros na zona de fronteira e beneficiação de 16 km de caminhos florestais, numa área total de 24 hectares nos concelhos de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre.
Os militares trabalharam intensivamente durante cerca de 12 semanas, excedendo aquilo que havia sido definido como objetivo inicial apesar das dificuldades acrescidas não só pela orografia do terreno, mas também pela densidade da vegetação.
Nas suas intervenções o diretor de Departamento do ICNF e a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre reconheceram a eficácia da intervenção do Exército Português nos trabalhos de limpeza da floresta e prevenção de incêndios florestais, que este ano representa uma esperança acrescida e um avanço que teria sido impensável sem estes meios.
Adelaide Teixeira reiterou o agradecimento à Brigada Mecanizada e ao Exército Português por esta colaboração, realçando a importância deste trabalho de proximidade. Ainda assim, sublinhou a necessidade absoluta de continuar a trabalhar na manutenção destas intervenções.
Na ocasião referiu ainda o trabalho e o investimento que o Município de Portalegre tem vindo a fazer nesta área, salientando o desempenho da equipa de Sapadores Florestais que ao abrigo do programa de “Defesa da Floresta contra Incêndios” já executou 40 km, dos 54 que nos foram atribuídos, para abertura de faixas de interrupção de combustível em áreas prioritárias a que acrescem 78 km, de 131, em áreas não prioritárias.
Também a CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) vai ter uma brigada de sapadores, constituída por 15 indivíduos, dos quais cinco serão suportados por Castelo de Vide, Marvão e Portalegre. Apesar de todos os esforços, inclusivamente, com a abertura de concurso para reforço das equipas de sapadores e a integração de uma Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros Voluntários de Portalegre este é um trabalho que nunca está concluído e uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos nós, concluiu.
30.julho.2018