Recuperação, valorização e ampliação do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino Assinatura do auto de consignação da empreitada e apresentação do projeto
Após a aprovação da minuta do contrato da empreitada de Recuperação, valorização e ampliação do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino presente na reunião de executivo datada de 25 de julho, a 01 de agosto é assinado o auto de consignação da empreitada entre a empresa Reerguer – Reconstrução e Construção de Imóveis, Lda. e a Câmara Municipal de Portalegre.
A reabilitação destes edifícios, adquiridos pela autarquia, para efeitos de reabilitação do largo e da criação do percurso de Ligação entre a Rua 1º de Maio e o Museu da Tapeçaria, ocorre para dar resposta à manifesta necessidade de um espaço de exposição para tapeçarias de maior dimensão, concluindo a valorização e refuncionalização daquele espaço confinante com a muralha.
O aproveitamento destes edifícios para ampliação do Museu da Tapeçaria vai permitir dar a conhecer peças que até hoje não podiam ser expostas pela sua dimensão e que constituirão inevitavelmente uma mais-valia para este equipamento cultural, com impactos diretos e indiretos no centro histórico da cidade.
O facto de se rasgar o interior do edificado vai permitir expor várias peças de 6 metros de altura, inclusivamente a tapeçaria “Portugal”, de Almada Negreiros, com 12 metros de comprimento. Há também uma passagem de ligação para o edifício do museu que funciona como espaço de transição e onde é possível instalar quer tapeçarias de menor dimensão, quer outros elementos expositivos.
Ao nível da fachada, será feita uma intervenção discreta que visa apenas a recuperação do existente sem “roubar” protagonismo ao Museu da Tapeçaria, muralhas e largo envolvente. A empreitada inclui a componente de ampliação e manutenção do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, bem como museologia e museografia, valorizando a própria mostra das Tapeçaria de Portalegre, há muito assumidas como um dos ex-libris do concelho, reconhecido a nível nacional e internacional pela sua excelência.
Esta operação, que representa a recuperação de dois imóveis devolutos na cidade, integra-se na estratégia de Reabilitação Urbana para Portalegre, que está a ser encarada pelo município como uma âncora para o desenvolvimento sustentado e dinamização da economia local.
Acreditamos que será uma oportunidade não só para revitalização do concelho, através da requalificação e refuncionalização de edificações e do espaço público, mas também como oportunidade para a criação de emprego, de forma direta e indireta.
Valor de investimento: € 340 050,48 (a que acresce IVA à taxa de 6%) comparticipado a 90% pelo programa VALORIZAR do Turismo 2020
Duração prevista da obra: 210 dias