Exposição “Se fores ao Alentejo…Dois olhares”, de Adalrich Malzbender e João Garcia
Inaugurou, no dia 12 de abril, na Galeria de São Sebastião, em Portalegre, a exposição “Se fores ao Alentejo…Dois olhares”, com fotografias de Adalrich Malzbender e esculturas de João Garcia, que estará patente ao público até 18 de maio.
Esta exposição é um cruzamento improvável de dois olhares, em duas técnicas e linguagens tão distintas, um díptico e um jogo de dualidades, de contradições e de amálgamas, que simbolizam o Alentejo.
No cromatismo da escala de cinzentos das fotos de Adalrich Malzbender e na dureza da realidade contraposta pela solidez da pedra de João Garcia, se encontra a nossa terra: tormentas e granito, oliveiras e pastores, a cal e a sombra, o Sol e a Jorna, o cante Alentejano e a solidão, as crenças e as crendices, o trabalho manual e a solidariedade, a morte e o renascimento, o Verão e o Inverno, os sorrisos e o choro, a música e os silêncios, a aridez e a fecundidade, os mesteres e os saberes milenares, que se fundem numa expressão da paixão por esta terra e por este povo, pela dignidade das gentes.
Adalrich Malzender, alemão de nascimento, dedica-se há várias décadas à fotografia a preto e branco. Residindo há muitos anos na nossa região, tem exposto por todo o mundo, em mostras individuais e coletivas. Publicou livros sobre o Alentejo e a etnia cigana, duas das suas paixões, além da arte sacra.
João Garcia, colaborador em vários projetos anteriores de Adalrich Malzender, é natural de Gáfete, e começou a trabalhar a pedra muito jovem, dedicando-se nos últimos anos ao artesanato em granito, em mármore e em calcário, tendo exposto já pelo país inteiro, em mostras de arte religiosa e profana.