Apresentação do livro “Philomela, o Canto do Rouxinol”, de Filomena Custódio
A apresentação do livro “Philomela, o Canto do Rouxinol”, de Filomena Custódio, irá decorrer no dia 23 de Abril, da Casa Museu José Régio (na Sala dos Cristos), pelas 17.30h, comemorando o Dia Mundial do Livro, uma iniciativa integrada na Evocação do Cinquentenário da morte de José Régio.
No seguimento da apresentação de “Philomela, o Canto do Rouxinol”, realizar-se-á um apontamento com poesia.
A autora, nascida em Santarém em 1936, é licenciada em História pela Universidade Clássica de Lisboa, tendo ainda formação na área do Ensino Primário e da Pintura. Professora com vasta experiência de docência em Portugal, Angola e Cabo Verde, dedicou-se também à cultura escolar, pintura, teatro, dança e vídeo.
Filomena Custódio editou e coordenou livros sobre variados temas, nomeadamente na sua área de experiência, a História, mas também antologias de poesia da sua terra natal, Santarém. Artista plástica há mais de meio século, realizou várias exposições individuais e coletivas por todo o mundo.
Na obra “Philomela, o Canto do Rouxinol”, um conto poético com ilustrações da autora, Filomena Custódio confessa-nos: “o mistério da minha poesia trago-o eu dos campos onde canta o Rouxinol… E dele…canto o canto…”.