Assinado na Câmara Municipal de Portalegre o auto de consignação para a empreitada de estabilização de talude do Ribeiro do Baco
A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira assinou hoje, dia 13 de janeiro, com a empresa Terracel, o auto de consignação para a empreitada de estabilização de talude de escavação vertical rochoso – Ribeiro do Baco.
A execução desta importante obra, ao longo do passeio da Av. Dr. Manuel Hermenegildo Lourinho, tem como objetivo assegurar a segurança da circulação nesta via. O talude de escavação vertical rochoso que será intervencionado, devido à sua instabilidade, leva por vezes à queda de algumas pedras, que caem no passeio não pavimentado existente na base do talude, podendo também rolar para a faixa de rodagem adjacente.
Para tentar eliminar a instabilidade de riscos geotécnicos e criar condições de segurança, quer para o trânsito rodoviário, quer para os transeuntes, irá ser utilizado um sistema de proteção passiva, constituído por redes em malha hexagonal de dupla torção, o qual tem como finalidade conter o desprendimento de fragmentos de rochas e intercetar as rochas e pedras que se possam desprender do talude, sem evitar que estas se soltem, protegendo assim, além de vidas humanas, a vida útil das obras de infraestruturas existentes no local, controlando a sua queda e permitir a sua acumulação no pé do talude.
Esta empreitada terá o valor de 27.207,50€ (a que acresce IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 30 dias.