Pedro Lamares subiu ao palco do CAE Portalegre com o recital “Entre Nós E As Palavras”, destinado aos alunos do ensino secundário
Pedro Lamares, ator e encenador natural de Espinho, subiu esta tarde ao palco do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre com o recital “Entre Nós E As Palavras”, destinado aos alunos do ensino secundário do concelho de Portalegre.
Na abertura desta palestra, o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Portalegre, António Casa Nova, afirmou que estas são iniciativas que o Município quer continuar a desenvolver para a comunidade em geral, dando destaque aos jovens e ao ensino, principalmente secundário e superior, idealizando que os sonhos dos estudantes se concretizem.
Após estas palavras, Pedro Lamares declamou o poema “O Guardador de Rebanhos”, de Fernando Pessoa ou, melhor dizendo, de Alberto Caeiro, “uma das pessoas que vivia dentro da cabeça do Sr. Pessoa, que era uma pessoa dentro de pessoas dentro da sua cabeça”, tal como o ator descreveu o heterónimo, afirmando igualmente que se tratava de um indivíduo “extraordinariamente simples, que guardava rebanhos e era pastor”.
Este poema, que aborda o Menino Jesus, foi a inspiração que Pedro Lamares necessitou para começar a recitar poesia. O ator, que admitiu em palco que outrora, em adolescente, sonhava ser piloto de aviões, músico de jazz, poeta, psicólogo e cozinheiro, nunca perdeu o gosto pela poesia, tendo esta sido alimentada através deste poema de Alberto Caeiro – Fernando Pessoa.
Esta foi uma tarde de inquietação, dúvidas e respostas entre o público e o convidado presentes, onde o poder da poesia e seus poetas se refletiram nas palavras ditadas, compreendendo que, ditas de outras formas ou por outras pessoas, não teriam o mesmo impacto.
“Entre Nós E As Palavras” é uma parceria entre o Município de Portalegre e a Escola Secundária de S. Lourenço, através da candidatura Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), procurando contribuir para a democratização do acesso à cultura e promovendo o pensamento crítico e uma cidadania ativa e participativa.