Tributo a José Régio assinala 25º aniversário do Centro de Estudos Regianos
O Centro de Estudos Regianos, de Vila do Conde, veio a Portalegre no dia 19 de janeiro, para celebrar o seu 25º aniversário com um Tributo a José Régio, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Portalegre.
O programa do dia começou com um Roteiro por lugares de Portalegre, que teve a particularidade de ser acompanhado pelo Professor Eugénio Lisboa, especialista da obra regiana, que recordou lugares e histórias do tempo em que conviveram em Portalegre.
A tarde foi preenchida com um Colóquio que integrou a apresentação do número temático da Revista Estudos Regianos: “A figura feminina na obra regiana”, pontuada por um sarau de poesia e canto.
Para encerrar os trabalhos, de novo o testemunho de Eugénio Lisboa, companheiro de tertúlias, inúmeras conversas e companheiro de “exílio” numa “pátria escolhida à força” que se tornou num “amor lentamente conquistado”.
Destaca-se a participação do público que encheu a sala e superou as expectativas da organização pelo interesse que colocou neste Tributo a José Régio que foi, em simultâneo, justa homenagem e grato reconhecimento pelo legado que deixou à cultura portuguesa do séc. XX.
Até 30 de março é ainda possível visitar a mostra de Desenhos de José Régio, patente na Casa Museu “da Boavista”.