Feira de Doçaria de Portalegre faz 20 anos
Entre os dias 25 e 27 de março a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre regressa aos Claustros do Convento de Santa Clara na sua 20ª edição, pela organização da Câmara Municipal de Portalegre.
Este ano, para além da já consagrada doçaria conventual, da doçaria tradicional e dos licores, com a presença de 30 doceiros e 5 licoreiros, o evento conta com um programa de animação diversificado que inclui ainda algumas atividades associadas à temática a decorrer nos museus da cidade.
Os momentos musicais serão protagonizados pelo Grupo de Música Tradicional Extremenha “El Brezo” da Escola de Música Adágio, pelos Fados de Luís Capão, pela Escola de Artes do Norte Alentejano e pelo Grupo Pedrinhas de Arronches. Uma demonstração de Ladies Dance, pela Escola Silvina Candeias e a animação “Fura Bolos”, por Sara Afonso e a Trupe Euterpe encerram a programação do evento mais doce de Portalegre.
No que diz respeito à animação infantil, haverá diariamente uma Hora do Conto na Feira da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Portalegre e visitas dramatizadas ao Convento, por Fátima Reis. Para participar nestas atividades é necessária inscrição prévia no Posto de Turismo ou na receção da feira.
Poderá ainda apreciar a Exposição “Pratos de Sobrepasto” da coleção da Casa Museu José Régio e uma Exposição dos Cartazes das Feiras anteriores.
Na Casa Museu José Régio e o Museu Municipal de Portalegre estão programadas atividades que podem complementar a visita a Portalegre e à Feira neste fim-de-semana. Na primeira
haverá visitas guiadas temáticas às 11h30, 14h00, 15h00 e 16h00. No Museu Municipal será inaugurada a exposição “Loiça de Sacavém na Memória da vida portuguesa”, no dia 26 de março, às 18h00.
Como habitualmente realizam-se os concursos “O melhor Doce Conventual”, “O melhor licor tradicional” e, como novidade teremos também o “Concurso da Boleima” que será aberto à comunidade, apelando-se à participação de quem tiver receitas de boleima que queira levar a concurso!
Durante o certame haverá um serviço de cafetaria e refeições ligeiras no primeiro andar do Claustro, a cargo do CCD do Município.
O horário de funcionamento da feira será dia 25 entre as 18h00 e as 23h00, dia 26 das 11h00 às 23h00 e dia 27 das 11h00 às 20h00.
O bilhete de entrada na Feira custa 1 euro.
A Feira foi a primeira a ser Qualificada a nível nacional, em 2014.
Desde então a Câmara Municipal e a Qualifica têm trabalhado em conjunto para conseguir reunir uma rigorosa seleção de doceiros, sendo a avaliação da qualidade dos produtos asseverada pela QUALIFICA.
Paralelamente a Quinzena Gastronómica dos Doces Conventuais, entre os dias 19 de março e 3 de abril, decorre em 19 restaurantes aderentes do concelho.